Planos WordPress de Alto Desempenho
Atendimento Comercial: (47) 3202-8988

Como instalar uma máquina virtual VM no Apple M1

Hoje vamos falar de um assunto que ainda é novo, e muita gente está tentando rodar uma VM nos processadores Apple M1.

Nesse artigo vamos ensinar de forma prática como instalar uma máquina virtual VM no Apple M1, a nova geração de processadores da Apple.

Para que isso funcione alguns softwares que virtualizam sistemas operacionais ainda não estão totalmente adequados para essa nova tecnologia.

Atualmente temos 2 opções mais consistentes e já validadas pela nossa equipe, que é a Parallels Desktop (pago) e o UTM (virtual machines for mac)

Como instalar uma máquina virtual (VM) no Apple M1
Como instalar uma máquina virtual VM no Apple M1

Para que serve o UTM Virtual Machines for Mac

O UTM Virtual Machines for Mac é um software que permite emular sistemas operacionais em um computador da Apple utilizando processadores Apple Silicon (M1/M2).

Como funciona o UTM Virtual Machines for Mac

O UTM Virtual Machines for Mac, utiliza o sistema QEMU, um sistema open source mantido e ativo à muitos anos pela comunidade da web, proporcionando através de uma interface gráfica o gerenciamento simplificado desse sistema, pois se trata de uma ferramenta para experts e pode ser difícil trabalhar sem uma interface simplificada como do UTM.

Como criar uma maquina virtual no UTM no mac m1

 

Passo 1: Instalar o UTM para rodar máquina virtual no seu apple m1.

Para criar uma máquina virtual no Utm no mac m1, primeiramente você precisará fazer o download e instalar o pacote do UTM aqui e depois clicando em Download.

 

Após o download você simplesmente precisa mover o arquivo do aplicativo para a sua pasta de aplicativos

 

Ao abrir o seu aplicativo você terá a seguinte tela:

As opções na tela são:

Create a new Virtual machine: Permite você criar uma máquina virtual suportada pelo UTM.

Browse UTM Gallery: Permite você pesquisar na galeria do UTM uma versão do sistema operacional que você deseja virtualizar

User Guide: é o manual do sistema, com todas as informações de seu funcionamento

Support: levará a um link para você obter suporte da comunidade no Discord ou github para notificar problemas e bugs.

 

Passo 2: Criar uma VM no seu apple Mac M1 com UTM

Tenha já em seu computador a imagem iso do sistema operacional que deseja virtualizar, caso não tenha, você pode fazer o download no botão Browse UTM Gallery.

Tendo em vista que você já baixou o ISO do sistema operacional que vai virtualizar no seu mac m1, clique em Create a New Virtual Machine, utilizarei em nosso exemplo a imagem do Ubuntu Server for ARM já baixada em nosso mac.

Você terá 2 opções: Virtualizar (utiliza recursos de máquina) ou Emular (simplesmente emula e não usa recursos de harware diretos) o que torna essa segunda opção mais lenta.

Em nosso caso vamos virtualizar, para isso clique em Virtualize.

Ao clicar em Virtualize, você terá as opções de utilizar padrões de sistemas pré configurados, nosso caso a escolha foi Linux.

 

A próxima opção pode ser confusa para alguns usuários, portanto se você não tem um conhecimento mais aprofundado, siga nosso tutorial.

Deixe as caixas Use Ppple Virtualization e Boot from kernel image desmarcadas e clique em Browse (logo abaixo de Boot Iso Image). Escolha a imagem ISO do UBuntu ou sistema que você baixou, e clique em Continue.

 

Na próxima tela, escolha a quantidade de memória que vai utilizar para essa máquina virtual no seu mac com processador Apple M1 e clique em Continue.

Em nosso caso, deixamos 4gb de memória e o CPU Cores como Default

Importante: Escolha no máximo metade dos recursos que você tem para que o seu mac m1 não perca total desempenho.

Nota: não é possivel rodar jogos em máquinas virtualizadas com o UTM.

 

Na tela Storage, escolha a quantidade de espaço em disco que vai disponibilizar para a sua vm no seu mac m1, nosso caso o ideal para rodar o Ubuntu é de 32gb.

Após definir o tamanho do disco, clique em Continue.

 

A opção Share Directory, permite você compartilhar uma pasta do seu computador físico com uma máquina virtual.

Em nosso caso, não vamos compartilhar pastas entre as máquinas, portanto deixamos desabilitado.

Na última tela, você verá um resumo da configuração da sua máquina virtual que vai rodar, se tudo estiver ok, clique em Save.

 

Pronto, você voltará para a tela principal e já verá no menu lateral esquerdo as suas máquinas virtuais prontas para rodar no seu mac com chip m1.

Para iniciar e rodar o sistema, apenas clique no botão play no centro da tela, e a instalação do sistema operacional na sua máquina virtual iniciará

Esperamos que esse tutorial tenha sido útil para facilitar a sua vida e economizar seu tempo e dinheiro com soluções pagas.

Nós da MigraCloud prezamos por trazer recursos diferenciados para nossos visitantes.

Caso você precise de hospedagem de site para algum dos seus projetos, por favor, conheça nossos planos, ou entre em contato com nossos especialistas.

Veja outros artigos que podem interessá-lo