5 motivos que deixam um site lento em WordPress

Hoje vamos falar sobre os 5 motivos que deixam um site lento.

site lento e wordpress lento

Antes de tudo, é importante saber que, um site lento gera inúmeros problemas como taxa de rejeição muito alta, despenca no posicionamento orgânico e paga mais caro no posicionamento de ads.

Estatisticamente, muitos usuários não esperam mais do que 3 segundos para um site carregar. Passados os 3 segundos, seu site será abandonado.

Existem inúmeras ferramentas para testar a velocidade e desempenho do seu site, mas isso falaremos sobre nos próximos temas.

Vamos ao que interessa, pois você não pode mais perder venda com um site lento.

 
  1. Hospedagem compartilhada
  2. Tema com problemas de código
  3. Imagens grandes e pesadas
  4. Linhas de código mal posicionadas
  5. Muitos scripts carregando antes da dobra

1 – Hospedagem compartilhada

Um dos maiores fatores que deixam um site lento, com certeza é a hospedagem de sites na qual seu site está hospedado.

Imagine que o seu site está em um servidor com mais outros 2 mil sites, isso mesmo DOIS MIL SITES, compartilhando os mesmos recursos de hardware, como memória, discos e processador. A grande maioria dessas hospedagens ainda usam discos magnéticos que são extremamente lentos se comparados aos discos SSD. Além dos discos, todo o hardware é antigo. Por isso, na escolha da hospedagem você deve ter a maior atenção possível. Lembre-se: Site lento não vende!

2 – Tema com problemas de código

Se você usa um site com um tema baixado de algum site, tenha cuidado. Se comprou seu tema, consulte a documentação e tire as linhas de código desnecessárias. Se você não sabe como fazer isso, consulte a equipe de suporte do seu tema, ou contrate um desenvolvedor.

Temas pesados demais, diminuem seus pontos junto aos sistemas de teste de velocidade, que hoje desempenham um papel importante para o SEO de um site.

3 – Imagens grandes e pesadas

Imagens bonitas fazem todo o sentido em um site, mas de nada adianta se elas forem muito grandes e pesadas. Imagens grandes e pesadas podem deixar o seu site extremamente lento, causando até mesmo o travamento do seu servidor de hospedagem se ele for compartilhado e possuir poucos recursos para o seu site.

4 – Linhas de código mal posicionadas

Linhas de código CSS e JS mal posicionadas no tema podem causar certa lentidão no carregamento e até mesmo criando problemas visuais no seu site. Experimente consultar a documentação do seu tema ou um desenvolvedor para organizar essas linhas e deixar seu site mais limpo.

5 – Muitos scripts carregando antes da dobra. 

É muito comum usarmos diversos scripts no nosso site. Sejam eles para configurar um pixel do Facebook ads, uma linha de rastreamento do Google Analytics ou até mesmo do Google search console.
Para isso existem formas especificas para posicionar seus scripts no lugar certo e evitar que eles carreguem já na primeira dobra do site. Muitos sugerem colocar esses scripts no rodapé da página, criando assim um padrão para deixar a primeira dobra mais rápida no carregamento.

Uma das formas de avaliar o que causa a lentidão no seu site é utilizar ferramentas de teste de velocidade. O próprio Google fornece uma ferramenta que mostra os principais itens a serem melhorados.

Existem ferramentas que podem ser muito úteis para avaliar e otimizar a velocidade do seu site. Caso seu site seja 100% WordPress e mesmo com as ferramentas de teste você ainda experimenta lentidão no seu site, nós podemos te ajudar, em nossos servidores temos uma ferramenta que avalia o tempo de carregamento de plugins, saiba mais aqui.

Teste a velocidade do seu site, e encontre os principais problemas que causam a lentidão, clique aqui.

Precisa de uma ajudinha para otimizar o seu site? Nós podemos ajudar. Veja nossos serviços aqui

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Conteúdos relacionados