Planos WordPress de Alto Desempenho
Atendimento Comercial: (47) 3202-8988

Como Instalar o WordPress no Cpanel

Nesse tutorial, vamos ensinar como instalar o WordPress no Cpanel de forma objetiva utilizando o Softaculous e de outra forma utilizando o FTP e Banco de dados Mysql com PHPmyAdmin.

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo (CMS) gratuito e de código aberto, reconhecido pela sua versatilidade e facilidade de uso. Existem diferentes maneiras de instalar o WordPress. Elas vão desde usar um instalador Softaculous até executar tudo manualmente pelo Gerenciador de Arquivos ou com a ajuda de um cliente FTP.

Conteúdo

Pré-requisitos

Como Instalar o WordPress com o Softaculous

Como Instalar o WordPress com o gerenciador de arquivos

Como Instalar o WordPress via FTP

Pré-requisitos

Inicialmente você precisará ter o seu domínio/site já na estrutura da MigraCloud.

  1. Acesso ao painel de controle cPanel

Como Instalar o WordPress com o Softaculous

Uma maneira rápida e fácil de instalar o WordPress é usando o Softaculous, um popular Instalador Automático para cPanel

1º Passo – Localizar o instalador Softaculous

Já dentro do painel de controle, você precisa localizar a seção Softaculous App Installer e, então, clicar no ícone WordPress.

2º Passo – Instalação e configuração do domínio

Clique no botão instalar do wordpress

Na tela seguinte aparecerá alguns campos relacionados as configurações do seu WordPress.

  1. Escolha a URL de instalação: Por padrão, o site será acessado por https. Escolha em qual domínio deseja realizar a instalação;
  2. Escolha a versão que você deseja instalar: Escolha a versão do WordPress, recomenda-se a versão mais atual;

3º Passo – Inserindo as configurações do site

Abaixo de configurações, estão os campos de configurações do seu site.

1 – Preencha as configurações do site:

  • Nome do site: Informe o nome do site;
  • Descrição do site: Crie um pequeno resumo do que seu site é/ou faz;
  • Disable WordPress Cron: Se selecionado, o cron do wordpress será desabilitado, e um cron job será adicionado em seu painel de controle para ser executado duas vezes por hora.

2 – Preencha as informações do administrador da conta:

  • Usuário do administrador: Defina o nome do usuário para acesso ao painel do WordPress;
  • Senha do administrador: Insira neste campo uma senha para o usuário que você está criando. Dica: clique na chave ao lado do campo e uma senha forte será gerada para você. Copie-a e salve-a para usá-la posteriormente
  • Email do administrador: Informe aqui um e-mail para receber as notificações do WordPress. É importante que o e-mail exista. Você pode usar qualquer e-mail que você tenha acesso, mesmo fora do domínio do site que está criando;

3 – Escolha o idioma

Selecione o idioma padrão, conforme imagem abaixo.

4 – Selecione os plugin(s)

Na seção Selecionar Plugin(s), é possível selecionar o plugin que deseja instalar junto com WordPress.

Opções avançadas

Ao preencher as informações dos passos anterior, você vai encontrar Opções avançadas, para visualizar cliente no ícone +.

Recomendamos deixar esta opção com as configurações padrões que já vem preenchidas, a menos que você queira alterar o nome do banco de dados ou fazer um backup automatizado.

Após preencher todas as informações corretamente, clique no botão instalar e aguarde á instalação ser concluída, ao finalizar será exibido na tela, as informações do seu site wordpress.

Como Instalar o WordPress com o gerenciador de arquivos

Este método envolve fazer upload do WordPress manualmente para o painel Cpanel. Apesar de ser um processo mais longo, ele também é simples e direto de se seguir — mesmo para iniciantes.

1. Prepare a Instalação do WordPress

Baixe o WordPress do site oficial, o WordPress.org. Não se esqueça de baixar a versão mais recente e extraí-la a partir do arquivo ZIP.

Já dentro do painel de controle, você precisa localizar a seção Arquivos e, então, clicar no ícone Gerenciador de arquivos.

Posteriormente, ao abrir o gerenciador, selecione o diretório em que será instalado o WordPress. Se você deseja instalar o WordPress diretamente na raiz do seu site, então a pasta que você deve selecionar é a “public_html“. Mas caso deseje fazer a instalação em um subdominio, então você deverá selecionar o diretório desse subdominio.

Em nosso exemplo, vamos seguir a instalação do WordPress na Raiz do site, ou seja, no diretório public_html.

Dessa forma, após acessar o diretório, carregue o arquivo que você fez o download na etapa anterior. Para isso, clique no botão carregar, como na imagem abaixo.

Posteriormente, na página que abrir, selecione o arquivo, ou arraste-o para lá.

Dessa forma, o arquivo será enviado para o diretório escolhido. Assim que o upload for concluído uma barrinha de carregamento ficará verde e você poderá voltar para o diretório.

Extrair os Arquivos no Servidor

Agora que você já estamos com o arquivo compactado no servidor, vamos extrair, ou seja, descompactar, os arquivos do WordPress no seu servidor.

Para isso, selecione o arquivo compactado no diretório, clique com o botão direito, e selecione a opção “extract” ou “extrair“.

Posteriormente, basta confirmar clicando em “extract file(s)” ou “extrair arquivos”.

Finalmente, agora os arquivos do WordPress já estão no seu servidor. Porém, observe que, os arquivos stão todos dentro de uma nova pasta chamada wordpress, e não diretamente no seu diretório.

Portanto, acesse essa pasta, selecione todos os arquivos, clique com o botão direito e escolhe a opção “move” ou “mover”.

Agora basta selecionar a pasta do diretório acima. No nosso exemplo, seria a pasta public_html. Finalize clicando em “move file(s)” ou “mover arquivos”.

Finalmente, os arquivos já estão descompactados no seu servidor!

2. Criar o Banco de Dados e Usuário no MySQL através do cPanel

O WordPress necessita de um banco de dados para funcionar. Portanto, vamos criar um banco de dados MySQL para ele e também um usuário para esse banco de dados. Lembre-se de guardar todas as informações, como nome do banco de dados, usuário, senhas, etc.

Portanto, através do nosso cPanel, vamos acessar os bancos de dados. Procure a seção Banco de dados e Clique na opção “Bancos de dados MySQL” dentro do seu painel do cPanel, como na imagem abaixo:

Agora crie um banco de dados. Basta digitar um nome para seu banco de dados e selecionar a opção “Criar Banco de Dados”. Veja o exemplo na imagem abaixo:

Posteriormente, você deverá então criar um usuário e senha para acesso a esse banco de dados. Portanto, na mesma página do banco de dados, role a página até “Usuários do MySQL”. Nesse parte, você deve definir um nome de usuário e uma senha. Lembre-se de guardar esses dados. Clique em “criar usuário”.

Agora, você deverá atribuir esse usuário ao banco de dados criado. Para isto, role a página até “Adicionar usuário ao banco de dados”. Selecione o usuário criado e o banco de dados, e, posteriormente, clique em “adcionar”.

Agora selecione a opção “todos os privilégios”, automaticamente todas opções serão selecionadas. Finalize então clicando em “fazer alterações

Agora, seu banco de dados MySQL já está criado, assim como o usuário. Vamos então para a etapa final da instalação do WordPress!

3. Realizar a Instalação do WordPress

Agora que todos os arquivos do WordPress já foram incluídos manualmente através do cPanel, assim como realizamos a criação do nosso banco de dados, finalmente vamos instalar o WordPress.

E essa etapa é bem rápida e simples!

No seu navegador, acesse o seu domínio. Assim que você acessar pela primeira vez o domínio após as etapas anteriores serem realizadas, você vai se deparar com o instalador do WordPress.

Inicialmente, escolha o idioma e pressione no botão Continuar.

Após a escolha do idioma o WordPress vai lhe passar algumas informações de requisitos. Se você seguiu o passo a passo até aqui corretamente, não precisará se preocupar, portanto prossiga para a próxima parte.

Nessa etapa, o WordPress vai pedir as informações do Banco de Dados que criamos anteriormente. Coloque todos os dados, assim como o usuário e senha criado. No servidor você pode deixar como “localhost”. Por fim, escolhe um prefixo para as tabelas que serão criadas, ou deixe no padrão. Posteriormente basta clicar em “enviar”.

Agora, o WordPress estará verificando todas as credenciais do Banco de Dados, se estiver tudo correto, basta clicar em “executar a instalação”.

Por fim, agora você deverá informar os dados para criar a sua conta de administrador do Site. Lembre-se de informar um e-mail real, pois você pode vir a utiliza-lo posteriormente.

Pronto! Agora nós finalmente concluímos a instalação do WordPress manualmente utilizando o cPanel!

Acesso ao painel Administrativo do nosso Site

Para acessarmos o nosso painel administrativo do nosso site em WordPress, você deve digitar o nome do seu dominio com o final /wp-admin.

Por exemplo, se o meu domínio é “meudominio.com.br”, então para que eu acesse o painel administrativo, eu devo digitar no navegador a url: “meudominio.com.br/wp-admin”.

Ao acessar essa url, aparecerá uma tela como na imagem a seguir.

Portanto, só precisa colocar o usuário e senha, cadastrados durante a instalação, e teremos acesso ao painel administrativo do nosso site WordPress!

Como Instalar o WordPress via FTP

 Para realizar á instalação via FTP , é necessário que já tenha:

  • Descompacte o arquivo .zip e depois coloque os arquivos em sua Hospedagem na pasta Raiz ou em uma pasta que tenha criado em seu FTP conforme exemplo na imagem abaixo:

Após descompactar e publicar o conteúdo ao FTP acesse sua URL como exemplo: http://seudominio.com.br ou caso tenha instalado em um diretório acesse http://seudominio.com.br/diretorio, ao efetuar o acesso realize o procedimento para concluir a instalação

Conclusão

Este tutorial mostrou como iniciantes podem fazer para instalar o WordPress, seja de maneira manual ou automática. Agora, é hora de instalar o seu novo site do WordPress.

Veja outros artigos que podem interessá-lo