Hospedagem Grátis WordPress Vale a Pena em 2021?

Hospedar seu site em WordPress em uma hospedagem grátis vale a pena?

A resposta curta é: DEPENDE!

Primeiro vamos às perguntas essenciais que podem fazer você usar ou não uma hospedagem gratuita para seu site em WordPress.

Responda para si mesmo e tire sua conclusão final de qual é a melhor opção de hospedagem WordPress para o seu site, seja ela gratuita ou paga.

  • Qual é a finalidade do seu site em WordPress?
  • Seu conteúdo é para anúncio de um produto?
  • Seu site é institucional, loja virtual, blog, landing page?
  • Seu site vai ter muitos acessos?
  • Pretende rodar campanhas de anúncios no Google ou Facebook/Instagram para anunciar seu site ou produto?
  • Seu site usa muitos plugins?

Essas são algumas das perguntas que você deve fazer antes de usar uma hospedagem WordPress gratuita para sua loja virtual, site, blog ou landing page.

Mas então, como posso saber se a melhor hospedagem para o meu site é a gratuita ou paga?

Veja 4 itens que podem te ajudar a escolher:

Hospedagem Gratuita X Hospedagem WordPress Premium (Paga):

Item 1: Memória e CPU

Todo site, do contrário que muitos pensam, também usa memória e processamento igual um programa de computador.

Hospedagem de sites gratuitas tem pouca memória e pouco processador, e isso pode ser um problema para o seu site.

Hospedagem WordPress gratuita, também compartilham a memória e o processador com outros sites, o que pode causar a queda do seu site.

Hospedagens WordPress Premium, em sua maioria isolam os recursos e não compartilham com outros sites, sendo assim, a memória e o processador, são destinados ao seu site e mais ninguém.

Hospedagens WordPress de Alta Performance, possuem suporte dedicado, mais objetivo e rápido, do contrário, hospedagens gratuitas, o suporte é diferente, pode ser demorado e não trazer uma solução dos problemas.

Item 2: Armazenamento

O disco onde o site é armazenado, também armazena o banco de dados do site, sendo assim, a velocidade de leitura dos arquivos do seu site ou da consulta de algo no banco de dados é de extrema importância.

Os discos de armazenamento mais comuns são:

Discos HDD, SSD e NVME

Hospedagem de sites gratuita, em sua maioria usam discos SATA HDD representados na imagem, o que pode deixar o seu site extremamente lento.

Hospedagem de sites de alta performance em sua maioria estão utilizando discos SSD ou NVME, o que dá até muito mais velocidade para o seu site.

Mas qual é o ponto de atenção no disco para a velocidade do site?

A resposta é tempo de carregamento, quanto mais rápido o seu site carregar, menores as chances do usuário que visita o seu site, abandonar e partir para outro site.

Item 3: Tempo de resposta

O tempo de resposta é um dos itens mais importantes para um site, para o google e para o usuário que navega no seu site.

Quando um usuário digita o endereço do seu site, ou clica em um anúncio, ou clica em um resultado de pesquisa do google, o tempo de resposta será o tempo que o seu site vai iniciar o carregamento. Dessa forma, é interessante avaliar esse ponto antes de colocar a sua idéia genial, seu negócio ou seu conteúdo em um local que pode não ter a performance que o seu site precisa.

Item 4: Segurança

Seu site é importante para você, para sua empresa ou cliente?

Creio que a pergunta já foi respondida na sua mente…

A segurança é um dos principais item em uma hospedagem de sites.

Hospedagem de sites grátis, em sua maioria não oferecem backup do site, proteções de ataques ou antivírus para evitar que seu site seja infectado.

Em hospedagem de sites WordPress de alta performance, você conta com segurança dedicada, monitoramento e suporte avançado, que em casos de desastres (site infectado, ataques, etc), seu site pode ser recuperado de forma rápida e segura.

Para finalizar, e não mais importante, avalie esse pequeno texto, e tire as suas conclusões, pesquise mais e decida se o seu site é importante ou não para você ou o seu cliente, e se for, qual é a decisão que você vai tomar…

Aproveite e conheça nossos planos de hospedagem WordPress de alta performance.