Planos WordPress de Alto Desempenho
Atendimento Comercial: (47) 3202-8988

Email no Thunderbird: Como configurar – Passo a Passo

Nesse artigo vamos ensinas como configurar o email IMAP e POP no Thunderbird

Precisa configurar conta de email no Thunderbird? Você optou por utilizar um bom software para emails.

Antes de configurar sua conta é importante entender a diferença entre POP3 e IMAP e checar qual configuração é ideal pra você.

Essa configuração pode impactar inclusive em perda de dados caso o usuário não tenha conhecimento de qual configuração está aplicada.

Neste artigo vamos explicar a diferença entre essas configurações, o que são elas e quais cuidados você deve ter ao configurar seu email.

Conteúdo

Pré-requisitos

Qual a diferença entre SMTP, POP3 e IMAP?

Como configurar o email no Thunderbird

 

Pré-requisitos

Inicialmente você precisará ter o seu domínio/site já na estrutura da MigraCloud.

  1. Acesso ao painel de controle cPanel
  2. Ter seu e-mail já criado

 

Qual a diferença entre SMTP, POP3 e IMAP?

Com certeza você já ouviu falar em um destes protocolos, certo?! Sempre que vamos configurar nosso email em algum programa cliente de email, essas opções são mostradas. Basicamente, o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado para envio de emails, enquanto o POP3 (Post Office Protocol – Versão 3) e o IMAP (Internet Message Access Protocol) são utilizados para o recebimento de emails. Abaixo iremos explicar a diferença entre os dois protocolos de recebimento de emails:

 

O protocolo de email POP3

Este protocolo quando utilizado faz a baixa das pastas e remove as mensagens do servidor. De forma resumida, este protocolo apenas baixa as mensagens, mas não é capaz de sincronizar informações com o servidor. Isso significa que se você marcar uma mensagem como lida no seu programa cliente de email e acessar seu email posteriormente no Webmail você não conseguirá saber se já leu a mensagem no seu cliente de email.

Normalmente quando essa configuração é utilizada por padrão ocorre a remoção das mensagens no servidor logo após serem baixadas. Por isso essa configuração necessita que um backup esteja programado em seu dispositivo para evitar perda de emails.

O protocolo de email IMAP

O protocolo IMAP normalmente é a recomendação de uso aqui na Migracloud. Uma vez que ao utilizar este protocolo, seu email estará totalmente sincronizado com o servidor. Ou seja, se você marcar uma mensagem como lida em algum dispositivo automaticamente outros dispositivos que estão utilizando o IMAP também serão sincronizados com essa informação.

Essa configuração traz muito mais flexibilidade e permite que você tenha todos seus emails sincronizados entre todos os dispositivos. Inclusive seus emails enviados. Ter seus emails configurados como IMAP permite que você possa acessar seu Webmail e ver todas mensagens exatamente da forma que você deixou em seu programa cliente de email.

 

Como configurar o email no Thunderbird

Em seu Thunderbird, selecione o menu Arquivo > Novo > Conta de e-mail existente

email no thunderbird
email no thunderbird

 

Na tela que abrir, preencha com seu nome ou com uma identificação para o e-mail a ser adicionado, o e-mail que deseja adicionar, digite a sua senha que foi configurada quando você criou sua conta de e-mail e clique em “Configurar manualmente“:

 

Na tela seguinte você irá configurar os servidores de entrada (IMAP) ou (POP3) e saída (SMTP)

Nome de usuário: Seu endereço de e-mail
Senha: Use a senha da conta de email.
Servidor de entrada: mail.seusite.com.br

    • IMAP Porta: 993
    • POP3 Porta: 995
    Servidor de saída: mail.seusite.com.br

      • SMTP Porta: 465

     

     

    Agora clique em “Pronto” para finalizar a configuração.
    E sua conta de e-mail foi adicionada no Thunderbird.

    Nesse artigo você aprendeu como configurar o seu email IMAP e POP no Thunderbird. Recomendamos o uso desse aplicativo, pois ele é gratuito, possui uma comunidade muito grande de usuários e constantes atualizações de segurança.

     

    Veja outros artigos que podem interessá-lo